Mulheres que inspiram

by - março 20, 2018


O tema coletivo para o mês de Março no grupo Se organizar, todo mundo bloga foi mulheres que inspiram. Resolvi citar 3 como sendo as mulheres que me inspiram todos os dias, seja pela sua luta ou apenas seu modo de viver.

  Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón        
Pode parecer meio clichê iniciar minha lista falando sobre Frida, mas quando penso em luta feminina é o primeiro nome que me vem à mente. Foi uma mulher extraordinária, que transformou sua dor em arte, e esse gesto lembra-me que sempre podemos extrair boas coisas daquilo que achamos ser cem por cento ruim. Conheci a história dessa pintora através do filme intitulado Frida, encontrado no catálogo da Netflix. O filme retrata sua vida, desde a menina sapeca e apaixonada até o dia de sua morte, dada à uma "embolia pulmonar", uso aspas porque não foi descartada a hipótese de que ela possa ter morrido de overdose, não se sabe se haveria sido intencional ou não.
Aos 18 anos Frida aprendeu a técnica da gravura, com Fernando Fernandez. Logo após sofreu um acidente em um bonde, que resultou em uma perfuração em suas costas, o que acabou resultando em diversas cirurgias e uma reconstrução de todo o seu corpo.
Após o acidente, ganha de seu pai um kit de pintura e é aí que nasce a grande pintora, criou obras simplesmente divinas e não deixou com que as circunstâncias a abalassem.
Créditos: fridakahlo.org
  Mariam    
Personagem fictícia do livro A cidade do sol, de Khaled Hosseini. E apesar de não ser uma mulher real, é uma daquelas personagens que nos inspira e ensina. A história se passa no Paquistão, onde Mariam nasce e por conta da traição do seu pai acaba se casando com seus 14 anos, vai pra Cabul com seu novo marido, Rashid. Este que por sua vez, passado anos, começa a agredir e maltratá-la.
Mariam conhece Laila, quando esta, após ter seus pais mortos por uma bomba que explodiu sua casa, vai morar na casa de Rashid e graças à isso casa-se com ele também.
As duas após um tempo tornam-se grandes amigas, e Mariam por sua vez morre executada pelo crime de matar seu marido, fato esse que ocorreu porque precisou salvar tanto sua vida, quanto de Laila. Uma personagem que tanto sofreu na vida, sorri pra morte por ter se sentido amada uma única vez, tanto por Laila quanto por Aziza, filha de Rashid com Laila.
O que me inspirou nessa personagem foi sua garra por ter passado por dificuldades como todos nós passamos, mas tê-las superado e, de certa forma, vencido.

  Malala Yousafzai     
Paquistanesa, de 17 anos, que ganhou notoriedade após ter sido baleada na cabeça pelos talibãs enquanto ia para a escola, apenas por se destacar entre as demais mulheres e lutar pela educação feminina, já que o talibã, grupo que domina o Paquistão, veta qualquer tipo de empoderamento feminino, tirando-lhes assim também sua educação.
Malala escrevia em seu blog, chamado Diário de uma estudante paquistanesa, e nele relatava sua paixão pelos estudos e pela dificuldade de ensino que enfrentava. Após o ataque ocorrido onde foi baleada, Malala foi levada para Inglaterra para que fosse hospitalizada e tratada. Após o ocorrido, continuou sua luta pela educação dizendo que não se calaria, e realmente não se calou, mesmo continuando a ser ameaçada pelos talibãs.
Em 2014, ganhou um Nobel da paz, e tornou-se a pessoa mais nova a ser laureada pelo prêmio. 
Créditos: Trunk Archive
Espero que tenham gostado, em tese resumi um pouco sobre as essas figuras que tanto me inspiram, e voces? São inspiradas por qual mulher? Me conta aqui pelos comentários, vou adorar.


Outros parecidos que valem seu click:

13 COMENTÁRIOS

  1. Realmente mulheres que fizeram história e deixaram legados sobre o empoderamento feminino. As mulheres sao nao dominam o mundo pq nao são unidas. Pq temos tudo para estarmos no topo.

    ResponderExcluir
  2. BOm dia, boa seleção, essas mulheres marcaram e foram marcadas, infelizmente algumas através do sofrimento, mas nunca serão esquecidas!

    ResponderExcluir
  3. Essas mulheres são realmente mulheres fascinantes, elas são um exemplo para as demais com as suas experiências. Cada uma tem a sua história que comove muito, excelente o post foi um prazer conhecer essas mulheres maravilhosas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado, é um prazer imenso.

      Excluir
  4. Muito bom ler posts assim, de pessoas que fizeram a e fazem a diferença né?Mulheres realmente inspiradoras!

    ResponderExcluir
  5. Oi =)
    Apaixonei pelo seu blog menina, quanto conteúdo bacana, já salvei aqui pra visitar mais vezes.
    Sempre que penso em mulheres inspiradoras não tem como não pensar na Malala (sério) eu tenho muita vontade de ler o livro dela e aprender ainda mais sobre essa menina incrível.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentários assim são raros e incríveis viu kkk, é bom demais quando alguém curte o que a gente produz com tanto carinho, ah e tenho que te dizer que o sentimento é recíproco porque amei seu blog kkkk

      Excluir
  6. Adorei a seleção, são mulheres fortes, lutadoras, verdadeiras guerreiras que não se calaram diante das dificuldades e nos enchhem de orgulho. Achei interessante a inclusão de uma personagem, que aliás tem uma história tocante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era impossível não citar a Mariam, li esse livro e foi uma coisa que me tocou demais, o autor é ótimo e adoro como ele inclui a cultura local paquistanesa e nos abre os olhos pra tantas outras coisas.

      Excluir
  7. Curti bastante suas escolhas e principalmente gostei de saber um pouquinho da história de cada uma e mesmo Mariam sendo uma personagem, foi bacana você incluir na lista também. <3

    ResponderExcluir
  8. Achei esse tema bem inspirador realmente. É sempre bom exaltar essas mulheres que tanto fizeram e fazem.

    ResponderExcluir
  9. Que tema incrível ! Parando pra pensar não sei se teria condições de escolher apenas 3 hahaha existem tantas para se espelhar e admira! Não sabia que a história da Frida tinha na Netflix vou vê se acho e a Malala é realmente um grande exemplo e espero que conquiste cada vez mais !

    ResponderExcluir